O que é que realmente significa Saravá?
Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.
A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de “salve” ou “bem-vindo”, usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo.
Exemplo: “Saravá, meu irmão!”
Etimologicamente, este termo se originou a partir do modo como os escravos africanos pronunciavam a palavra portuguesa “salvar”, devido a influência da fonologia do idioma banto: “salavá” e, posteriormente, “saravá”.
Saiba mais sobre o significado da Umbanda.
Infelizmente, devido ao preconceito que é alvo de alguns grupos sociais e religiosos, as religiões afro-brasileiras e, consequentemente, a maioria das expressões que lhe são típicas acabaram por adquirir significados pejorativos.
No entanto, a má interpretação dada ao termo “saravá” representa a ignorância das pessoas que não conhecem a história real por trás do seu significado: uma simples saudação amigável.
Significado do SARAVÁ Etimológico
A palavra saravá tornou-se como é durante o período de escravidão brasileira. Os escravos que foram para o Brasil eram oriundos da África, onde se falam línguas bantus. Devido a impossibilidades fonológicas nestas línguas, quando os escravos iam falar a palavra “salvar”, eles diziam “salavá” e, com o passar do tempo, se tornou em “saravá”.
Ou seja, a palavra que muitos possuem preconceito e não a utilizam, nada mais significa do que salvar. Nos lindos e doces sentidos de salvação e de saudação. É de uma beleza tão grande que reprimi-la deveria ser considerado um pecado.
Saravá e seus usos em nossos dias
Hoje, saravá é utilizado sobretudo em cultos de origem afro-brasileira. Em religiões como a umbanda e o candomblé, esta saudação é muito comum. Porém, ela também deveria ser usada em outras culturas e meios sociais, pois, o seu significado é de imensa importância para a nossa sociedade.
Ela exprime a esperança e o dom da salvação. Quando dizemos “saravá” para um irmão, nos mostramos livres para que uma relação possa se estabelecer.
Além disto, Saravá, assim como a palavra “ciao”, em italiano, também pode ser utilizada para despedidas. Ou seja, quando nos encontramos com alguém podemos saudá-lo com “Saravá” e, logo, dizer tchau com “Saravá”.
Esta palavra cria toda uma atmosfera de agradecimento, gratidão e conexão. Se o mundo a utilizasse mais, as pessoas seriam mais unidas e o amor poderia reinar mais livremente.
Para finalizarmos, mostremos a penúltima estrofe de um samba de Vinicius de Moraes, onde ele agradece os seus amigos que o ajudaram com a palavra saravá. Saravá!
Comentários